sábado, 13 de fevereiro de 2021

Opto pela última

 Esta ilha é uma rua 

onde a minha vizinha é tua,

a tua namorada é minha prima,

a minha irmã é tua cunhada

e o teu pai é meu tio-avô,

e à beira da estrada

está o meu gato, que me segue para onde vou,

mas ele sabe que eu sei voltar,

a rua é demasiado pequena

para não me saber orientar.

 

Não dá para ficar perdida,

nem dá para passar desapercebida,

todos sabem a tua idade

pois ninguém tem a sua vida,

a vida é comum à comunidade.

 

Sabem quando socorrer,

e quando se intrometer.

E se ficarem confusos optam pela última.

E quando mal recebidos chamam-te estúpida.

"É só uma rua,

não tens de ficar lá para sempre,

muda-te, mas olha que há sempre uma serpente".

 

Eles sabem se o teu carro tem um arranhão novo.

Chamam-lhe perspicácia.

Eles sabem, e se não sabem inventam.

Chamam-lhe audácia.


Ficam à porta do café de cerveja na mão

à espera do meu boa tarde,

mas permanecem mudos

e se não o ouvirem:

"Lá vai a arrogante"

E eu penso:

"Lá estão os surdos ou antipáticos".

Opto mais pelo último. 


Sabem a que horas te deitaste:

"Aquela luz não havia forma de se apagar."

Sabem o quão bem respiraste:

"Ela foi sem máscara caminhar".

Sabem que estiveste em casa

e ainda assim não atendeste o telefone.

Sabem quem se atrasa

e quem grita com fome.

 

É engraçado ao inicio,

sentimos que em caso de perigo há quem socorra,

mas tudo tem prós e contras,

nem todos têm coração de bombeiro.

Há uma calmaria entre Novembro-Fevereiro,

mas ainda lhes valho,

só que o frio e o vírus também leva os cuscos ao tele-trabalho.

 

Tudo tem o seu tempo de rima, 

que mal há em ficar uns meses sem postar?

Descansa que entre abandonar-te ou ficar 

ainda opto pela última.

1 comentário:

  1. Onde todos se conhecem para o bem e para o mal. Gostei de a ler.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar